Conheça 4 Tipos de iluminação, e como utiliza-las

Ao planejar ambientes uma das coisas mais importantes é a iluminação. Ela pode destacar objetos, criar diferentes sensações ajudar na funcionalidade nas cores, etc.

 Vamos falar hoje dos diferentes tipos de iluminação, você não precisa necessariamente usar o mesmo, por exemplo, em sua casa toda, mas pode utilizar de maneira que exalte as características do ambiente. Os diferentes tipos de iluminação são os seguintes:

numeo 1 Iluminação Direta

Como o nome diz é a luz que incide diretamente sobre uma superfície. Usada para dar destaque em peças decorativas, quadros entre outros. Também para mesas de trabalho, lugares que exigem concentração. Os focos de luz direta podem ser abajures, spots, pendentes ou luminárias de mesa. Ela cria sombras duras, portanto deve ser usada com bom senso.

iluminação direta eurolumeiluminação direta spot spots cozinha eurolume

numero 2 Iluminação Indireta

A luz indireta ( ou rebatida) é indicada para criar um efeito mais suave, aconchegante e intimista. A luz é direcionada a uma superfície e então refletida em diversas direções, possibilitando a criação de belos efeitos e soluções diferenciadas no design. Pode ser usados Abajures, arandelas, lâmpadas colocadas em desníveis de gesso, do forro, e até embutidas no chão.

Iluminação indireta eurolume arandelailuminacao  indireta 2

numero 3 Iluminação Difusa

Versátil e confortável, pode ser aplicada em qualquer ambiente. Utiliza-se um difusor, geralmente em vidro ou acrílico, para suavizar a luz, assim ela deixa de possuir a intensidade e o brilho da luz direta, garantindo que ela se espalhe sem provocar sombras fortes.  Podem ser usados plafons, lustres, abajours entre outros.

iluminação difusa 2iluminação difusa e indireta

numero 4 Iluminação de orientação

Essa iluminação promove uma circulação confortável, além de ajudar a evitar acidentes, podendo ser usada em corredores, escadas ou na entrada da residência. É recomendável que as lâmpadas fiquem totalmente embutidas no chão ou na parede. Pode ser utilizados Balizadores por exemplo.

orientação

Agora que você conhece um pouquinho mais dos tipos diferentes de iluminação que tal projetar em seus ambientes?

Ainda tem muitas dúvidas e gostaria de uma consultoria gratuita ou de um Projeto luminotécnico completo? A Eurolume pode oferecer isso pra você, acesse esse link e entre em contato conosco.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s