Qual a melhor iluminação para escritório?

Geralmente passamos boa parte do nosso dia no trabalho. São diversas horas dividindo espaço com colegas de profissão e exercendo atividades que podem, ou não, ser desgastantes.

As empresas, sabendo disso, buscam melhorar o ambiente de trabalho dos seus colaboradores, a fim de proporcionar melhores condições de desempenho, que sejam mais saudáveis e garantam maior qualidade de vida a todos.

A influência da iluminação na produtividade das empresas

iluminação-para-escritório-luminaria-de-leitura-dor-de-cabeça-blog-eurolume

Assim como quase todos os fatores existentes nas empresas, a iluminação no ambiente de trabalho também é um ponto determinante para a produtividade dos funcionários. A falta, ou a grande quantidade de luz pode causar desconforto, cansaço e diversos outros problemas para os colaboradores.

Estudos mostram que, para a produtividade de grupos, a luz natural é a melhor aliada. Por isso, sempre planeje seus ambientes para que ela agregue ao sistema de iluminação planejado. Além de ser melhor para a saúde de todos, é uma ótima forma de economizar energia.

Dicas para melhorar a iluminação do escritório

Como nem sempre a luz do sol está disponível e fazendo seu trabalho, ter um bom sistema de iluminação é essencial para toda empresa. Ambientes escuros exigem maior esforço dos olhos e causam cansaço nos empregados, logo, manter as luzes em um bom nível é muito importante.

numeo 1Aposte em luzes difusasiluminação-para-escritórios-luz-natural-luz-branca-homogenea-blog-eurolume

Luzes diretas não são recomendadas para ambientes em que as pessoas ficam paradas por muito tempo. Elas podem gerar estresse, tensão, calor e incomodo em quem ficar sob seu efeito. As luzes difusas ajudam a espalhar a iluminação, trabalham aliadas com a luz natural e geram uma sensação de homogeneidade no local. Lâmpadas de LED são muito indicadas para isso. Por serem frias, têm uma atuação mais aberta e menos nociva aos olhos das pessoas, sem falar que possuem diversos formatos que ajudam a pensar na decoração da organização.

numero 2Escolha bem seus focos de luziluminação-para-escritório-homogenea-lampada-fria-blog-eurolume

Assim como o tipo de luz – difusa de preferência, os locais para a colocação de lâmpadas, luminárias e demais fontes de luz devem ser bastante estratégicos. Eles devem contemplar de forma igual o maior número de espaços possíveis, principalmente onde ocorrem atividades.

Tarefas que demandam computadores, livros e arquivos precisam de fontes de luz bem definidas e sem obstáculos. O teto, geralmente é o melhor lugar para a colocação de focos de luz, pois permite o alcance da luz e quase todos os pontos do recinto. Plafons, nesse caso, são muito recomendados.

numero 3Observe como a luz atinge as pessoas e os móveisiluminação-para-escritórios-luminaria-de-mesa-blog-eurolume

Um ponto importante é observar como os pontos de luz afetam e se colocam sobre as pessoas e processos que ocorrem na empresa. Caso algumas situações negativas sejam identificadas, o melhor é mover as pessoas para que fiquem de forma que sejam prejudicadas pela iluminação, ou, em outros casos, valer-se de luminárias e lâmpadas de mesa que equilibrem a luz em cada situação.

Para pessoas destras realizando tarefas em bancadas ou mesas com iluminação localizada, a luz deverá ser direcionada para a área de trabalho pelo lado esquerdo. Caso contrário sombras poderão prejudicar a percepçãosombra-iluminação-para-escritório-blog-eurolume.

numero 4Crie ambientes diferentesambientação-iluminação-para-escritórios-blog-eurolume

Se o seu escritório possui ambientes com diversas finalidades, é muito importante que sejam observadas as peculiaridades de cada local. Uma sala de lazer ou de jogos, por exemplo, pode ter um sistema de iluminação completamente diferente, que propicie o relaxamento e o conforto de quem estiver em momentos de descanso. Luzes mais baixas e a priorização da luz solar podem ser boas saídas para tais situações.

numero 5Seja estratégico com a iluminação decorativailuminação-decorativa-para-escritório-blog-eurolume

É possível planejar o sistema de iluminação estrategicamente aliando qualidade e beleza. Na hora do planejamento, mantenha em mente que um local bonito, que deixe as pessoas encantadas, isso também é fator determinante para o sucesso da equipe. Todos gostam de trabalhar em locais bem decorados e que chamem atenção.

A iluminação decorativa pode ser realizada tanto na hora de escolher os pontos de luz, quanto na hora de decorar o ambiente com objetos, quadros, lustres e demais possibilidades. Usar a luz para dar ênfase para estátuas e jardins são formas simples de embelezar ainda mais o local de trabalho.

Anúncios

2 respostas para “Qual a melhor iluminação para escritório?”

  1. Olá, estou reformando minha loja e gostaria de uma dica;
    Estarei colocando um painel com fundo recuado, spot de led no teto que terá um recuou de 20cm.
    Pergunta;
    _Como no painel terá um quadro que gostaria de destacar, qual a luz colocar; quente ou fria na luminaria feita de perfilato perfurado?
    Essa seria direcionanda ao quadro. As do spot sera luz fria.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olá Josenildo. Buscamos sempre manter a mesma temperatura de cor no ambiente, resguardando alguns casos… Seria bacana o senhor destacar o quadro com luz fria. Abraços…

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s