Temperatura de Cor

Olá pessoal, hoje vou falar de um assunto que deixa muitas pessoas confusas quando vão escolher a iluminação do ambiente, a Temperatura de Cor. Confira agora um pouco do que é a temperatura de cor e onde utilizar cada uma para não errar e dar todo aquele charme ao seu ambiente.

Mas afinal o que é essa Temperatura de Cor e o que ela influência no ambiente?

A temperatura de cor expressa a aparência de cor da luz emitida pela fonte de luz.  A sua unidade de medida é o Kelvin (K). Quanto mais alta a temperatura de cor, mais clara é a tonalidade de cor da luz. Ou seja, quando falamos em luz quente ou fria, não estamos nos referindo ao calor físico da lâmpada ou a potência (W), mas sim a tonalidade de cor que ela apresenta ao ambienteescala-de-cor-em-kelvin-blog-eurolume

Escala da Temperatura de Cor

Lâmpadas quentes possuem temperatura de cor por volta de 2700K, no caso de lâmpadas incandescentes por exemplo. Lâmpadas frias possuem temperatura de cor em torno de 6500K, caso de muitas lâmpadas fluorescentes. As lâmpadas, inclusive as LED, podem ser encontradas nas cores BrancasQuente (2700K – 3600K), Neutras (4000K – 5000K) e Brancas Frias (6000K – 6500K).

E porque devemos saber sobre isso?

A temperatura de cor é essencial para definirmos o clima que o ambiente terá e para que possamos tirar o máximo de proveito de cada ambiente.

“O usuário deve ter em mente que a cor da luz tem influência direta no seu estado emocional e pode ser uma grande aliada para o seu bem-estar. A iluminação amarelada no quarto, por exemplo, irá ajudá-lo a relaxar depois de um dia de trabalho. Da mesma forma que a luz fria, branca, facilitará a visualização de alimentos e utensílios na cozinha, onde se requer mais atenção”

Gilberto Grosso, Diretor Comercial da Avant.

exemplo-luz-quente-fria-neutra-blog-eurolume

Luz Quente / Branco-Quente (2700k – 3000k)

A temperatura de cor quente propicia uma iluminação calma e aconchegante. Ideal para locais que necessitem de um clima mais intimista, vem sendo muito utilizada em restaurantes e bistrôs. Ficam muito bem em dormitórios, corredores, salas de estar, vitrines, salas de espera, varandas e terraços.

Luz Neutra / Natural (4000K – 5000K)

A temperatura de cor branca-neutra ou natural propicia uma iluminação naturalmente branca, podendo ser uma alternativa para a quente. A maior vantagem dessa  temperatura de cor é o fato de não alterar a coloração dos objetos que estão sendo iluminados, e por isso, muito indicada para ambientes que necessitem de precisão de cor, como área de estudos e leitura, artesanato, pintura, desenho, salas de aula e salão de beleza.

Luz Fria / Branco-Frio (5200k – 6000K)

A temperatura de cor fria propicia uma iluminação mais brilhante e estimulante. Simula a luz do sol ao meio dia, essa luz é indicada para locais onde as tarefas exijam atenção máxima e onde seja importante realçar a limpeza do ambiente, como clínicas e hospitais, drogarias, cozinhas, áreas de trabalho, área de serviço, sala de aula, etc.

Dica

A escolha da Iluminação varia do gosto de cada um, homens tendem a preferir uma iluminação fria enquanto as mulheres tendem a gostar mais da iluminação quente. O importante é saber o tipo de Temperatura de cor mais adequada para a função de cada ambiente, baseado na função e quantidade de horas que será utilizado para cada espaço.

Texto: Lauane Andrade – Designer de Interiores

 

Anúncios

Uma resposta para “Temperatura de Cor”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s