Dicas para iluminação de escadas

Ter um bom planejamento de iluminação na hora de planejar a sua casa ou sua reforma é muito importante. Pois só assim você é capaz de traçar estratégias que tragam uma melhor harmonia para o local, com as luzes bem dispostas e uma disposição dos elementos que permita mais luminosidade com menos gasto, usando truques de posicionamento que aumentaram a potência dos acessórios utilizados.

Cada cômodo da casa precisa ser pensado em conjunto com os outros e também de forma individual, afinal, a cozinha exige níveis de iluminação diferentes que um quarto ou uma sala, por exemplo. Lembre-se, também, que a luz não apenas ilumina ambientes, ela tem capacidade de manter pessoas mais atentas, favorecer o descanso e infelizmente pode também provocar desconforto, quando mal planejada.

iluminação-escada-blog-eurolume

Um local negligenciado na maioria das vezes, mas de grande importância e que demanda um bom planejamento de iluminação, são as escadas. Elas dificilmente são pensadas estrategicamente na hora da iluminação e isso pode ser perigoso para os habitantes e frequentadores do espaço. A mal disposição de lâmpadas pode dificultar a visão dos degraus e causar acidentes graves.

Com algumas dicas é possível melhor significativamente a disposição da luz em uma escada e diminuir as chances de acidentes. Essas práticas podem ser essenciais para, também, deixar o ambiente mais agradável e convidativo. É possível ter qualidade de iluminação e continuar com a casa decorada.

Procure a homogeneidade

Assim como em locais em que é necessária atenção constante, ou em que pessoas estão trabalhando, as escadas exigem uma forma de iluminação que seja homogênea e mais igual possível em toda a sua extensão. Isso acontece pelo fato de ser um local em que as pessoas precisam estar atentas para circular. E locais com iluminação deficiente podem causar riscos de acidentes ou tropeços.

homogeneidade-iluminação-para-escada-blog-eurolume

Planejar os acessórios de iluminação e lâmpadas utilizadas é importante para manter o mesmo nível de iluminação, tanto no topo, quanto no pé da escada. Para isso, é importante observar a estrutura e o tipo da escada. Uma escada em espiral, por exemplo, pode ser iluminada por lustres ou pendentes que iluminem todos os lados de forma igual. Já uma escada de canto, como corredor, pode utilizar plafons para dar coesão à iluminação.

Use a ajuda de balizadores

Apesar de ser a melhor forma de planejar a iluminação de um ambiente, a homogeneidade pode precisar de pequenos facilitadores. Balizadores podem ser essenciais para auxiliar na iluminação de escadas. Eles são discretos, ficam próximos ao chão e podem ficar ligados a noite inteira, sendo ideais para quem costuma acordar durante a noite ou possui crianças pequenas, por exemplo.

balizadores-iluminação-para-escada-blog-eurolume

Os balizadores possuem diversos modelos que podem ser adicionados à iluminação existente para melhor a visibilidade do caminho. Eles têm a principal função de guiar as pessoas que traçam o trajeto e proporcionar a segurança ao mostrar onde estão localizados os degraus.

Além disso, eles dão charme e auxiliam na decoração do ambiente. Escolher bem a localização dos balizadores podem dar mais profundidade e conforto ao local.

Tome cuidado com idosos

Em locais em que residam ou tenha grande circulação de idosos, redobrar a atenção para a iluminação é vital. Tornar o ambiente claro o suficiente para que os mais velhos possam se locomover é muito importante para evitar acidentes com essas pessoas que possuem estrutura mais frágil devido à idade.

As escadas do local precisam possuir uma iluminação bastante estratégica para evitar sombras e pontos cegos, que proporcionem tropeços ou passos falsos. O uso de sensores, por exemplo, é muito indicado para tais situações, por acionar automaticamente a iluminação e certificar que o local estará visível para a locomoção da pessoa.

idosos-iluminação-eficiente-para-idosos-nas-escadas-blog-eurolume

Crianças pequenas e enfermos exigem os mesmos cuidados, pois não possuem as mesmas habilidades que uma pessoa adulta saudável e podem acabar tendo sérios machucados decorrentes de tombos e tropeços.

Todo o cuidado é pouco na hora de planejar a iluminação de sua casa ou do seu local de trabalho. Ela age diretamente sobre as pessoas de diversas formas e é componente importante de qualquer ambiente. O mau planejamento pode causar acidentes e perdas diversas. Converse com um especialista e invista na melhor estratégia!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s