10 coisas que você precisa saber para comprar o seu pendente

A iluminação é aquele toque final em todo bom projeto de interiores, é ela quem da à atmosfera para o ambiente e ressalta os pontos de interesse dos projetos. E em meio a tantas opções de formas de iluminação devemos dar destaque aos pendentes.
Concebidos em diferentes formas e materiais os pendentes transitam entre estilos diversos e aliam beleza e funcionalidade, tornando-se peças essenciais em todo bom projeto de iluminação. Mas o que devemos saber antes de comprarmos um pendente para nosso ambiente?

1-Pense no seu ambiente como um todo!

Antes de se aventurar na compra de seu pendente analise bem o ambiente no qual ele irá, atente-se ao estilo de decoração do cômodo, a funcionalidade do espaço, tamanho do pé direito e etc, para que o pendente não destoe do espaço no qual será alocado.

pendente-premium-3e27-0663-montagem-eurolume-blog

Observe na imagem como os pendentes utilizados em conjunto se harmonizam completamente com o ambiente, dando aquele toque todo especial na decoração.

2-Tipo de iluminação do cômodo

É importante sempre considerar a iluminação já pré-existente no espaço antes de acrescentar mais um ponto de iluminação, o objetivo é que a iluminação total do ambiente seja harmônica e sem pontos de conflitos ou excesso de iluminação.

pendente-bicolor-1e27-preto-com-dourado-6417500-montagem-eurolume-blog

Outro ponto importante é a escolha da lâmpada correta para cada ambiente e atmosfera que se pretende obter no espaço, no caso da imagem acima vemos que a iluminação total do ambiente ficou equilibrada e sem conflitos e utilizou-se uma lâmpada com temperatura de cor amarela para trazer aconchego e conforto.

3-Funcionalidade

Um aspecto que devemos considerar na escolha do pendente ideal é qual será sua função no ambiente. Devido a sua diversidade de formas e matérias o pendente pode ter ser utilizado para uma iluminação difusa, pontual, ambiente e etc. Outro fator importante é a função do cômodo, pois cada ambiente necessita de um tipo de iluminação especifica.

iluminacao-mesinha-pendente-retô-blog-eurolume

Uma ótima aposta é usar os pendentes de forma não tão tradicional é utiliza-los para iluminação de destaque como na imagem acima na qual o pendente foi utilizado para dar destaque a mesa de canto e auxiliar na leitura.

4-Decoração

Além de ajudarem a criar uma atmosfera única, os pendentes acrescentam estilo e personalidade aos ambientes. Eles devem seguir o mesmo estilo da decoração do cômodo, tendo sempre em mente que o pendente deve harmonizar com o ambiente, não destoando dos móveis, estofados e acessórios que compõe o espaço.

pendente-aluminio-cozinha-balcão-blog-eurolume

5-Pontos de Interesse

Um bom projeto de design de interiores sempre leva em consideração os pontos de interesse no ambiente, pode ser aquela linda mesa assinada por um designer, a coleção de vasos importados ou mesmo aquela peça única que sempre gera uma boa história.

pendente-aleta-acrilico-fume-3e27-0613-eurolume-blog

Nesse contexto os pendentes podem atuar tanto como iluminação de destaque para os pontos de interesse ou mesmo como o ponto de interesse em si, da mesma forma que o pendente foi utilizado na foto acima, aproveitando seu design diferenciado o pendente dirige seus olhos mantendo-os presos no mesmo e se tornando o foco da atenção no espaço.

6-Limpeza e manutenção

Um ponto muito importante e pouco lembrado na hora de escolher o melhor pendente para sua casa é a limpeza e manutenção. Devemos nos atentar a nossa disponibilidade de tempo e qual material ideal do pendente para cada ambiente, pois pendentes cujo design é mais elaborado e de materiais mais delicados como cristal e penas demandam tempo e cuidado na limpeza.

pendente-silicone-azul-cozinha-blog-eurolume

Ambientes como cozinhas necessitam de pendentes cujo material seja de fácil limpeza e o advento da tecnologia vem permitindo que materiais novos sejam incorporados em nossos ambientes, como no caso do pendente de silicone utilizado na foto acima que além de compor lindamente o ambiente é facilmente higienizável mantendo a cozinha linda e limpa.

7-Material

Hoje é possível encontrar pendentes nas mais diversas formas e materiais, por essa razão esse é um ponto que devemos sempre considerar na hora da nossa escolha. Além da limpeza e manutenção, o material também influencia a funcionalidade da peça.

pendente-italia-400x450mm-md8059-eurolume-blog

Pendentes de vidro ou cristal podem ter um maior grau de ofuscamento enquanto pendentes de tecido ou plumas possuem um menor grau de ofuscamento tornando a iluminação mais intimista como no caso da foto acima, o pendente cumpre o papel de tornar o ambiente mais aconchegante devido a sua iluminação difusa e materiais que trazem sensação de aconchego ao ambiente.

8-Tamanho

É de extrema importância que o pendente seja proporcional a mesa ou ambiente o qual será instalado, visto que se for muito pequeno poderá perder seu impacto e mesmo diminuir a mesa em relação o ambiente, já em contra partida se for muito grande pode tornar o ambiente apertado e invasivo.

635-9-pendente-vidro-mesa-blog-eurolume

Uma ótima dica é a utilização de pendentes de cristal ou vidro em ambientes menores já que seu material é conhecidamente utilizado para gerar a sensação de amplitude pelos designers de interiores. Outra dica é utilizar pendentes com comprimento maior em mesas retangulares de forma que o pendente acompanhe o formato da mesa, a exemplo da imagem acima, dando maior destaque à mesa e tronando o ambiente mais harmônico.

9-Altura do Pendente

É ideal que o pendente nunca fique tão baixo que prejudique o fluxo das pessoas e nem tão alto que perca a totalidade de sua luminescência. Outro ponto a se destacar é o tamanho do cabo ou corrente em relação ao pé direito, caso o pé direito de seu ambiente seja muito alto deve-se procurar pendentes que possuam cabos longos ou possibilidade de ter o cabo aumentado.

altura-do-pendente-ideal

A utilização de diagramas de alturas de pendente como o da figura acima pode ser um grande facilitador na escolha de seu pendente ideal.

10-Instalação

Por ultimo, mas não menos importante antes de fazer a compra avalie o tipo de pendente adequado para o seu teto considerando-se tipo de instalação, tamanho e peso da peça.

moderno-e27-cabo-de-madeira-titular-tampa-da-base-legno-blog-eurolume

Atentem-se as recomendações do fabricante e sempre procure auxilio de um profissional da área para que a instalação seja feita de maneira segura e sem danos a peça.

Esperamos que tenhamos auxiliado na compra de seu pendente e lembre-se de sempre consultar um profissional para ajuda-lo tanto na escolha da iluminação quanto na instalação, afinal um bom projeto de iluminação faz toda a diferença no design de interiores.

Texto: Lauane Andrade – Designer de Interiores
Anúncios

Uma resposta para “10 coisas que você precisa saber para comprar o seu pendente”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s