A influência da iluminação na produtividade

O local de trabalho é onde muitos passam a maior parte de seus dias. É cada vez mais comum que as pessoas passem mais horas no lugar onde trabalham do que com suas famílias. Por isso, ter um ambiente de trabalho em que a saúde e a produtividade sejam conservadas e incentivadas é essencial.

Durante a rotina profissional, tudo que a envolve é fator que pode aumentar ou diminuir a produtividade dos colaboradores. Fatores como a posição em que trabalham, a disposição de setores, temperatura e iluminação são alguns exemplos que devem ser muito bem observados por gestores para garantir as melhores condições de trabalho para suas equipes.

influencia da iluminação na produtividade imagem2

Desses exemplos, a iluminação adequada é uma das mais esquecidas. Poucos percebem a importância de fazer um bom planejamento de luzes em um ambiente de trabalho para garantir que os empregados tenham um bom desempenho nas suas atividades. Perceber e trabalhar com isso pode ser um grande diferencial na rotina da empresa.

Como a iluminação influencia na produtividade

Sendo algo pouco observado pelos gestores na hora de planejar a sala de trabalho, a iluminação pode agir de forma bastante incisiva sobre a produtividade das equipes. Isso a torna um assunto muito importante a ser discutido e analisado para proporcionar aos colaboradores melhores condições de trabalho.

Ambientes muito escuros, por exemplo, podem exigir mais esforço do corpo humano, causando mais cansaço, sono e falta de motivação. Já locais muito claros causam a exaustão da retina que secam mais rápido. Uma estratégia de iluminação bem pensada e trabalhada auxilia na motivação e na energia dos indivíduos.

influencia da iluminação na produtividade imagem3

Trabalhar com a luz natural, ou a mais próxima do natural possível, é sempre a melhor escolha. Um estudo de 2014, publicado no Journal of Clinical Sleep Medicine, descobriu que os participantes que trabalhavam mais próximos às janelas, e tinham mais influência de luz natural, dormiam cerca de 46 minutos a mais à noite que os que se sentavam em outro local. A pesquisa também descobriu que esses mantinham hábitos de atividades físicas mais frequentes após o trabalho.

Problemas de uma iluminação ruim

Um sistema de iluminação mal planejado e que não pense no bem-estar dos trabalhadores pode acabar gerando alguns problemas e riscos para quem trabalha e atrapalhar na produtividade da empresa.

influencia da iluminação na produtividade imagem4

  • Acidentes de trabalho:

Se a iluminação é em excesso ou falha, as chances de um colaborador sofrer algum tipo de acidente de trabalho são muito maiores. Os olhos podem vacilar durante manuseios de máquinas, descidas e subidas de escadas, ou até mesmo durante trajetos perigosos dentro de um local de produção, por exemplo. Muita luz em frente aos olhos pode causar cegueira momentânea e pouca luz pode causar a impossibilidade de ver à frente.

  • Problemas nos olhos:

Pouca luz faz com que a exigência sobre os olhos seja maior, assim o organismo cansa mais rápido, e o empregado pode sofrer com fadiga e vista cansada por causa do esforço. Entretanto, muita luz pode causar a baixa lubrificação dos olhos, causando lacrimejamento, irritação e vermelhidão nos olhos.

  • Sonolência:

Pouca iluminação, aliada ao cansaço dos olhos, pode acarretar em cansaço do organismo e sonolência do colaborador. Com o metabolismo mais lerdo, sua produtividade começa a diminuir e o trabalho passa a ficar ameaçado.

influencia da iluminação na produtividade imagem5

  • Baixa motivação:

Ainda por causa de iluminação mal planejada, tanto em excesso, quanto em falta, um problema de grande decorrência é a baixa motivação nas atividades. Por causa do cansaço gerado pelo esforço na visão, os colaboradores tendem a ficar com menos energia e menos vontade de realizar as atividades, o que pode comprometer a qualidade dos serviços realizados pela equipe.

Dicas

Para prevenir as principais influências negativas que uma má iluminação pode causar, é muito importante ter estratégias na hora de planejar o ambiente de trabalho, para organizar as luzes e as disposições de pessoas e móveis para ter o melhor aproveitamento na realização de atividades e tarefas.

Confira algumas dicas que podem melhor a produtividade do local de trabalho:
Apostar em luzes difusas: elas ajudam a espalhar a iluminação, fazem boa combinação com a luz natural e geram sensação de homogeneidade no local. Por serem mais frias, elas não agridem tanto aos olhos e auxiliam também a manter o local mais bonito. Lâmpadas de LED são essenciais nesse trabalho.

influencia da iluminação na produtividade imagem6

  • Ajuste os locais de foco de luz:

A localização dos pontos de luz é muito importante também. Eles devem contemplar o maior espaço possível com a mesma intensidade. Tarefas que precisem de atenção demandam luzes bem definidas e sem obstáculo. O teto, geralmente, é o melhor lugar para colocar luzes. Plafons, por exemplo, são ótimas escolhas.

  • Observe a incidência da luz sobre as pessoas:

Fique atento em como os focos de luz atuam sobre as pessoas. Caso locais pareçam pouco iluminados, luminárias e lâmpadas de mesa são boas opções para corrigir essas falhas e garantir melhor desempenho.

influencia da iluminação na produtividade imagem7

  • Ajuste os locais de foco de luz:

A localização dos pontos de luz é muito importante também. Eles devem contemplar o maior espaço possível com a mesma intensidade. Tarefas que precisem de atenção demandam luzes bem definidas e sem obstáculo. O teto, geralmente, é o melhor lugar para colocar luzes. Plafons, por exemplo, são ótimas escolhas.

Observe a incidência da luz sobre as pessoas: fique atento em como os focos de luz atuam sobre as pessoas. Caso locais pareçam pouco iluminados, luminárias e lâmpadas de mesa são boas opções para corrigir essas falhas e garantir melhor desempenho.

imagem8

Na hora de planejar o ambiente de sua empresa é muito importante ser estratégico com a iluminação. É uma forma de garantir melhor qualidade de trabalho para seus funcionários, melhor desempenho e, sem dúvida, um local mais bonito e aconchegante para todos.

Uma resposta para “A influência da iluminação na produtividade”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s