Iluminação Natural

Muito utilizada atualmente por arquitetos, a iluminação natural hoje é um ponto chave nos projetos de interiores devido a sua importância tanto para o conforto visual quanto para o bem-estar, pois oferece maior quantidade e qualidade de luz.

Mas afinal, porque a luz natural é tão importante num projeto de interiores? A resposta vem de estudos que comprovam que o uso da luz natural está relacionado ao bem-estar, saúde e produtividade dos frequentadores do local, reduzindo índices de fadiga e cansaço.

Good-Morning-Sunshine-1600x900

Rodeados de tecnologia e luz artificial, a maioria de nós passa a maior parte do dia em salas fechadas de frente para o computador e iluminada artificialmente e isso nos afeta diretamente visto que durante milhões de anos nosso organismo evoluiu para funcionar sincronizado com o ciclo solar. Pesquisas que relacionam o sono com a iluminação artificial indicam que hoje se dorme cerca de 20% menos do que há um século. O déficit de sono tem como consequências, além do cansaço, queda de produtividade, falhas da memória, maior possibilidade de cometer erros e excesso de ingestão de comida.

08-avoid-while-tired-gauging-tired1

Por essa razão a inclusão da luz natural no projeto de arquitetura é tão importante, pois o mesmo proporciona contato visual com o mundo exterior, além de relaxar a visão pelas mudanças das distâncias focais. Além dos benefícios à saúde, diminui o consumo de energia por não necessitar uso contínuo de lâmpadas e climatizadores, uma necessidade real no mundo de hoje. Um ambiente bem planejado que utiliza a luz do sol e a passagem de vento tem o consumo energético reduzido quase pela metade.

Sendo assim para o maior aproveitamento da luz solar, deve-se avaliar bem o clima e posição do sol durante o dia. Evitar excessos é a chave para um ambiente harmonioso, que não cause pontos de ofuscamento.

Para isso, existem recursos que aproveitam muito bem a luz do sol. Um deles é a iluminação Zenital, que se utiliza de aberturas na lage para a entrada de luz. Indicado para locais com o pé-direito bem alto, essa técnica proporciona uma iluminação uniforme e traz beleza ao ambiente.

DSC00996

Associada à iluminação de destaque, como fitas de LED e spots, torna-se o diferencial no ambiente trazendo o melhor dos dois mundos, transformando o ambiente no qual foi inserida em destaque.

Outro recurso muito utilizado, principalmente na arquitetura modera brasileira é o Brise, que consiste em impedir a incidência direta do sol, neutralizando a claridade e diminuindo o calor do ambiente. Em alguns casos, usa-se a bandeja de luz para refletir a luz solar para o teto, aumentando e uniformizando a luz. Para isso, as cores das paredes e teto devem ser claras.

16826131515_ec8c90a1b4_b

O Brise assim como a iluminação Zenital, tem impactos significativos na melhoria do conforto ambiental, além de trazerem charme e personalidade ao ambiente também visam o controle térmico do usuário tornando-se ecologicamente corretos ao não necessitarem de energia elétrica para que obtenhamos seus benefícios.

Outro aspecto a se considerar em todos os projetos de interiores é o conforto térmico, pois assim como a iluminação, a temperatura também é de grande importância, visto que um ambiente bem iluminado, mas muito quente ou frio causa desconforto aos frequentadores. Sendo assim, usar materiais apropriados para regular a quantidade de luz e calor que entra é a chave para um local agradável e confortável para estadia ou tarefas de longa duração e garantia de um projeto apreciado por todos.

Lauane Andrade e André Oliveira – Designers

Anúncios

2 respostas para “Iluminação Natural”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s