Iluminação para quartos de bebês

O nascimento de uma criança vem acompanhado de muitas mudanças, pais tornam-se avós e filhos tornam-se pais. Inicia-se uma enxurrada de roupinhas e fraldas e é claro a importante tarefa de decorar o quartinho de forma a aconchegar e dar segurança a essa nova vida que logo estará chegando ao mundo.

Escolhemos cuidadosamente as cores da parede, móveis seguros e revestimos nossas casas com travas de segurança e proteções para mantermos o novo membro da família seguro de todas as formas, entretanto muitas vezes esse cuidado não se estende a iluminação utilizada.

vivadecora-com-br-iluminacao-para-quarto-de-bebe-blog-eurolume
(fonte da imagem: vivadecora.com.br)

As cores do quarto podem afetar o apetite, sono, choro e até mesmo a frequência cardíaca de um bebê. A influencia da cromoterapia vem sendo largamente estudada e pesquisas apontam que crianças e idosos são os mais influenciados por ela.

Sabe-se que a luz pode mudar e influenciar muitos ambientes por isso a escolha do tipo de iluminação mais adequada para os quartos infantis deve ser um ponto de grande importância nos projetos. É importante sempre utilizar a iluminação correta para que a luz não ofusque os olhos dos bebês, já que estão constantemente olhando para cima. Dessa forma separamos alguns itens a se considerar na hora de escolher o tipo de iluminação para que o quarto do seu pequeno seja um refugio de relaxamento e conforto.

magicmaman-com-iluminacao-para-quarto-de-bebe-blog-eurolume
(fonte da imagem: magicmaman.com)

Características do ambiente no qual a iluminação será instalada

Além de nos atermos as cores e estilos utilizados, devemos considerar as características arquitetônicas do local, como forro de gesso, laje, tamanho do quarto entre outros. Dessa forma podemos escolher recursos como o céu estrelado que consiste na utilização de fibra ótica, normalmente embutida no forro, criando o efeito do céu durante a noite, deixando que as pontas da fibra acendam intermitentemente representando as estrelas.

Foto-magiapelaarte-blogspot-com-iluminacao-para-quarto-de-bebe-blog-eurolume
(fonte da imagem: magiapelaarte.blogspot.com)

Já ambientes com forro permitem uma gama maior de luzes e há uma melhor possibilidade de se trabalhar com iluminação indireta através de embutidos e spots. Em contra partida, em ambientes sem forros lustres e pendentes são os mais indicados para a iluminação geral além de trazerem um toque todo especial à decoração.

Valorize a iluminação natural

A iluminação natural é de extrema importância para vida e saúde dos seres humanos, ela que regula nosso organismo e nos torna mais dispostos. Você pode ler um pouco mais sobre a iluminação natural em nossa matéria no blog.

A luz do sol, em quantidades recomendadas por pediatras é benéfica para saúde do bebê e crianças pequenas, por essa razão tente sempre deixar que a luz do sol entre no quarto do bebê em horários de baixa intensidade do sol, regulando sua entrada com cortinas e persianas, e evite utilizar iluminação artificial em demasia.

thebump-com-iluminacao-para-bebe-blog-eurolume
(fonte da imagem: thebump.com)

Iluminação indireta

Como dito anteriormente devemos ter cuidado com o ofuscamento nos olhos do bebê já que ele está sempre olhando para cima, curioso e atento. Uma das alternativas para evitar que a luz não prejudique os olhos do bebê é o uso da iluminação indireta.

Ela é muito utilizada para suavizar o ambiente, pois ao direcionar seus fachos luminosos em uma superfície a luz é refletida em varias direções de maneira mais amena. Além de deixar o ambiente mais confortável e aconchegante essa técnica ainda permite diferentes efeitos e soluções de projeto.

A iluminação indireta pode ser obtida utilizando recursos como fitas de LED atrás de molduras e prateleiras, arandelas, abajures, spots direcionáveis entre outros. É sempre importante evitar o uso de iluminação direta em locais cujo bebê ficará deitado por certa quantidade de tempo, como trocador, banheira, berço e poltrona de amamentação, o ideal é que a luz seja direcionada para esses locais de forma indireta.

Foto-aqsalive-com-iluminacao-para-quarto-de-bebe-blog-eurolume
(fonte da imagem: aqsalive.com)

Tipo de lâmpadas

Para que o ambiente seja o mais acolhedor possível é recomendado o uso de lâmpadas amarelas com temperatura de cor por volta dos 3500K, essa temperatura de cor torna o ambiente mais relaxante e aconchegante. Um ótimo recurso é a utilização de lâmpadas LED, pois além de terem um ótimo custo beneficio não esquentam o ambiente.

decorandocomclasse-com-br-iluminacao-para-quarto-de-bebe-spot-blog-eurolume(fonte da imagem: decorandocomclasse.com.br)

Outro recurso que tem sido bastante explorado por designers de interiores e arquitetos é a fita de LED. Podendo ser RGB, ela permite que o ambiente mude de cor conforme o gosto e necessidade, sendo usada atrás de molduras, móveis ou mesma embutida em sancas pode ser utilizada em diversos materiais e diferentes finalidades, além de ser um excelente modo de tornar os ambientes únicos e especiais.

Utilize pendentes e lustres

Lustres e Pendentes são muito indicados para fazer parte da iluminação geral, eles permitem uma boa iluminação sem que a luz seja excessiva e ofusque o bebê. Além de terem, em sua maioria, o tipo de iluminamento ideal para quartos infantis, trazem para a decoração um toque mais do que especial!

Para saber como escolher o melhor pendente para sua casa, veja nossa matéria no blog sobre como escolher o pendente ideal.

017-3g-pendente-lenço-blog-eurolume-iluminacao-para-quarto-de-bebe

Uma ótima dica a se seguir é o uso de lâmpadas dimerizaveis, pois a dimerização possibilita o controle da intensidade da luz conforme a necessidade dos pais ou bebês. O segredo é sempre manter a iluminação central não muito forte, já que isso pode atrapalhar o sono do bebê ou deixa-lo irritado, por isso que a luz dimerizada é um coringa na decoração de quartos infantis.

A vinda de uma nova criança na família é um momento muito especial e dessa forma a escolha certa nos ambientes que vão cercar essa nova vida devem ser cuidadosamente pensadas. Seguindo essas dicas você conseguirá tornar o quartinho de seu bebê em um ambiente acolhedor, relaxante e seguro!

Texto: Lauane Andrade – Designer de interiores

Anúncios

Uma resposta para “Iluminação para quartos de bebês”

  1. Não conhecia as possibilidades da fibra ótica na decoração de interiores. Fiquei contente olhando quantas coisas são possíveis graças à esta tecnologia. Gostei muito, pois podem-se fazer muitas coisas de maneiras muito simples. Os designers de interiores e decoradores poderão desenvolver a sua imaginação e nos fornecer diferentes modelos e aplicações experimentais. As possibilidades para o design e a decoração das casas e moradia são imensas. Obrigado pelo artigo.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s