Dicas para não errar na escolha do lustre para mesa de jantar

A escolha do lustre certo é extremamente importante para a composição do ambiente, a iluminação pode fazer toda a diferença. A junção de uma decoração bem pensada não é nada sem o bom uso da luz, o lustre é uma peça chave para a sala de jantar, confira algumas dicas de como fazer a escolha certa.

Contrate um profissional

Você já ouviu falar dos Lighting Designers? Chamados no Brasil de ‘’arquitetos da iluminação’’, ‘’projetista de luz’’ e outros nomes, é uma pessoa especializada em realizar a composição da iluminação do ambiente, eles possuem uma bagagem de conhecimento a respeito de luz natural, artificial, qual tipo de iluminação combina com determinado ambiente, e como você pode criar a atmosfera desejada.

É uma ótima opção para quem quer um resultado quase, se não perfeito, para a escolha do lustre ideal para sua sala de jantar. Sem precisar se incomodar, pode confiar na percepção visual do Lighting Designer, eles estudam de forma aprofundada a questão da luz e a relação que ela tem com o ambiente, é uma profissão um tanto quanto recente no Brasil e ainda não é regulamentada.

Faça você mesmo

Imagem2

Se você é daquelas pessoas que não gosta de entregar os serviços para terceiros, escolha você mesmo, existe muito material disponível a respeito da iluminação de ambientes e design de lustres, estude as possibilidades de combinação, se atente ao estilo da mesa, e claro, defina qual o seu objetivo.

Quer criar um ambiente menos claro, suave? Escolha um lustre que não emane tanta luz, agora, se você deseja obter um resultado mais chamativo, onde as pessoas ficam mais avistas, a opção mais luminosa é interessante. Pesquise e deixe a sua sala de jantar com o lustre ideal para o ambiente.

Conheça os tipos de lustres

Imagem3

Conhecer os tipos de lustres é indispensável para tomar uma decisão:

  • Clássico: O lustre clássico é no estilo candelabro, geralmente são utilizadas lâmpadas que lembram velas para criar aquele ar de antiguidade, é bem exótico e combina com ambientes onde a decoração segue esse padrão clássico.
  • Repaginados: Segue o padrão do clássico, mas possuem algumas modificações que os deixam um pouco mais modernos, interessante para utilizar em ambientes que alternam entre o clássico e o moderno.
  • De cristal: Uma opção também clássica, os lustres de cristal são muito usados em sala de jantar, criam uma atmosfera exótica e ao mesmo tempo agradável, chamam muita atenção. Ideal para ambientes que possuem uma decoração mais rebuscada.
  • Lustres pequenos: Se o ambiente da sua sala de jantar não é muito grande, você pode optar pela opção de lustres pequenos, eles existem. Ficar atento ao tamanho da sala e da mesa é extremamente importante para ajudar na escolha.
  • Lustres modernos: Se você quer fugir do tradicional, pode optar pelas opções mais modernas, que possuem um design diferenciado. É um campo que pode ser muito explorado e que acopla infinitas opções de lustre.
  • Pendentes: A luminária do tipo pendente vem sendo muito utilizadas nas salas de jantar, elas possuem formato de cone e devem ser instaladas acima da linha dos olhos das pessoas que irão sentar na mesa, com uma distância de aproximadamente 70 centímetros.

Escolhendo a mesa certa

Imagem4

  • A escolha da mesa também é muito importante e existem diversas opções para mesas em salas de jantar, das clássicas as mais modernas, abrindo um leque de combinações que podem dar muito certo com a escolha do seu lustre. Veja algumas dicas básicas, mas essenciais para a escolha certa:
  • Em ambientes com mesas com mais de 6 lugares é recomendado o uso de dois lustres ou apenas 1 com uma maior quantidade de lâmpadas.
  • Meça a distância entre a mesa e o teto, o ideal é que o lustre fique de 70cm a 1 metro a cima da mesa.
  • Se atente ao formato da mesa, mesas redondas combinam com lustres no estilo candelabro, que são redondos, mesas retangulares, combinam com lustres quadrados, mas você pode brincar com a sua criatividade e colocar por exemplo, um lustre redondo em uma mesa retangular.
  • O tamanho da mesa deve ser proporcional ao tamanho do ambiente.
  • Combine a mesa com as peças de decoração da sala de jantar.
  • Não combine nenhuma peça, se quer criar um ambiente diferenciado, utilize mesa em formatos não tão tradicionais e opte pelos lustres mais modernos e artísticos.

Essas dicas vão te ajudar a escolher o lustre e a mesa ideal para a sua sala de jantar, lembre-se de pesquisar bastante e procurar por todas as combinações, não existe a fórmula perfeita para a escolha da sala de jantar, existe aquela combinação que melhor encaixa com o que você deseja.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s