Iluminação para quarto do bebê

Ao planejar um quarto, um ponto essencial é a iluminação. Tal ponto, no quarto para bebês, não pode ser deixado de lado. O tipo de iluminação interfere diretamente na qualidade do sono, deixando o ambiente do quarto mais confortável e cômodo, proporcionando aconchego tanto na hora de dormir como na amamentação e troca.

Algumas “dicas” devem ser levadas em conta quando o planejamento do quarto do bebê é feito. Fatores como a posicionamento das luzes, utilização de lâmpadas especificas, temperatura da luz e objetos como abjures e balizadores merecem uma observação especial. Confira a importância que esses tópicos vêm a trazer ao seu “pequeno”.

Imagem2

POSICIONAMENTO DAS LUZES

Primeiramente, é importante observar a característica do ambiente em que a luz será instalada, no caso, se tem forro/gesso ou será instalada diretamente na laje. Os quartos que tiverem forro ou gesso levam vantagem, pois permitem uma aba maior de possibilidades para criação de jogos de luzes, além de facilitar o trabalho com a luz indireta.

A luz indireta é determinante para não ofuscar a vista do bebê. Ela pode ser obtida através de arandelas e spots embutidos no forro ou gesso. Para os ambientes sem gesso, é aconselhável o uso de luminárias pendentes e lustres.

Outro ponto essencial na posição é: as luzes nunca devem ser instaladas em cima do berço, cômoda e poltrona, pelo fato dos bebês estarem constantemente olhando para cima. O indicado é direcionar as luzes para esses locais de forma indireta, recorrendo a um abajur perto à poltrona de amamentação, por exemplo.

O dimmer, aparelho capaz de regular a intensidade da luz, também é uma boa opção, possibilitando escurecer ou clarear o ambiente de acordo com o momento do dia.

Imagem3

UTILIZAÇÃO DE LUZES ESPECÍFICAS

Os tipos de lâmpadas utilizadas também devem ser observados. Lâmpadas com cores de temperatura mais baixas (como amarela, por exemplo) são as mais indicas, pois causam aconchego ao ambiente.

Lâmpadas e fitas de LED e lâmpadas fluorescentes de brilho amarela são consideradas a melhor opção. Além do conforto que proporcionam, são eficientes, econômicas e não esquentam.

As lâmpadas de LED e fluorescentes brancas não são indicadas, o efeito produzido pela mesma é estimulante e energético, podendo atrapalhar o sono, descanso e até mesmo o psicológico do bebê.

Imagem4

TEMPERATURA DA LUZ

A temperatura ideal da lâmpada deve ser no máximo até 3000 K, causando conforto ao bebê. Considerada uma luz “branca quente”, é a ideal para quartos com um tom de calma e relaxamento.

A temperatura recebe esse nome por conta de ser mais uma luz mais “amarelada”, sendo relacionada ao calor do sol nas zonas tropicais.  Fisicamente, quanto mais quente a temperatura da cor em Kelvin, mais azulada será a luz, e quanto mais fria, mais amarelada.  

Os LEDs estão disponíveis em diferentes em diferentes temperaturas de cor, à medida que utilizam mais ou menos fósforo e sua composição, por exemplo:

Imagem5

  • BRANCO QUENTE (2700-3500 KELVIN) – Comparável a uma lâmpada com tonalidade de filamento incandescente tipo bulbo.
  • BRANCO NEUTRO (4000-4500 KELVIN) – Lâmpadas halogênicas e de vapor metálico das lojas de varejo.
  • BRANCO “LUZ DO DIA” (5000-6000 KELVIN) – Proporciona melhor reprodução de cores, comparada a temperatura de cor do “sol do meio dia”.
  • BRANCO FRIO (6000-7000 KELVIN) – Lâmpadas fluorescentes e de alta potência, utilizadas em comércios, hospitais, drogarias e indústrias.

ACESSÓRIOS DE ILUMINAÇÃO

Imagem6

Alguns acessórios podem auxiliar no conforto para o quarto do bebê. Aparelhos como Dimmer (regula a intensidade da luz), lustres e pendentes (indicados para fazer parte da iluminação geral), abajures (fornecem luz suave enquanto os bebês dormem) e luz noturna (efeito semelhante ao abajur com menos intensidade de luz, ligadas diretamente a tomada) auxiliam para um sono mais calmo e tranquilo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s