Luz Natural para Residências

A luz natural em ambientes interiores é importante para o nosso bem-estar emocional. Por exemplo, uma casa que não disponha de luz natural em abundância durante o dia, ficamos com  uma sensação que a residência é sombria e monótona e não vamos conseguir obter o máximo efeito das cores e texturas escolhidas para decorarmos os espaços interiores. 

A luz artificial com a luz natural em um ambiente, firma uma combinação perfeita para o bem estar, isso é formado pela posição de cada residência em relação ao norte, e onde o sol nasce.

Arquitetos geralmente em seus projetos tendem a se preocupar mais com essa questão de luminosidade.

Blog1


Em termos de luminosidade, cada divisão da casa acaba por ser afetada pela posição em que se encontra, relativamente à orientação da luz solar (norte, sul, este ou oeste), bem como à época do ano (Primavera, Verão, Outono, Inverno), ao tempo (sol, chuva, neve) e às horas do dia, que determinam quão baixo o sol está no céu e se está mais ou menos encoberto.

A iluminação Natural é essencial para a realização de nossas funções diárias como trabalhar, estudar, comer ou o nosso próprio lazer. Nas edificações, a disponibilidade satisfatória da luz do dia beneficia o comportamento e a saúde humana, pois reforça nosso ritmo circadiano, que é o período biológico de 24 horas que nós e todos os outros seres vivos possuem.

Estudos demonstram que uma iluminação natural satisfatória ajuda no aprendizado dos estudantes, na recuperação de doentes em hospitais, no aumento da produtividade no trabalho, na luta contra uma eventual depressão ou letargia, até mesmo melhorar o resultado das vendas em lojas de departamentos.

Blog2

Um espaço bem projetado neste quesito também utiliza de menos energia elétrica, conservando os recursos naturais e reduzindo a poluição do ar.

Países que contam com um inverno mais rigoroso, tendem a ter menos iluminação do que os países que tem uma temperatura mais alta, sendo assim tem menos tempo de luz solar. Acarretando vários problemas indiretamente como, depressão, síndromes e relacionados.


No termo técnico ter uma residência com projeto certo para a captação da luz solar é fundamental, tanto pelo fato da economia de energia na residência, até pelo direcionamento da construção no terreno escolhido.

A recomendação é, sempre que sua casa estiver com mais luz artificial em excesso, tente encontrar os pontos de luz naturais e valorizar mais, para que ambas se casem de acordo com o projeto executado, como saída muitas vezes utilizam a “clara boia” como uma solução para o ambiente que não tem janelas e nem aberturas para área externa.

Então se o seu projeto ainda consiste em ter mais iluminação artificial do que natural, tente ter um equilíbrio, pois dentro disso estamos falando de economia, bem estar e qualidade de vida.

Autor: Arthur Ribeiro

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s