4 dicas antes de comprar sua luminária para estudo.

A iluminação pode contribuir de maneira positiva para quem segue uma rotina de estudos, está relacionada ao bem-estar, saúde e produtividade, reduzindo índices de fadiga e cansaço seja ela natural provida de uma janela ou artificial provida de uma luminária.

Nem sempre é possível termos uma iluminação natural, o mais desejável, pois muitas pessoas estudam no período noturno sendo necessário recorrer à iluminação artificial de tarefa. Luminária de mesa atende muito bem as necessidades de um espaço de leitura, porem é necessário alguns cuidados para que não haja efeitos indesejáveis, como sombras dificultando a atividade.

Separamos 4 dicas para auxiliar a escolha da sua luminária para estudo.

1 – Articulação

Os modelos articulados são bacanas devido ao direcionamento do foco de luz que deve ser posicionado para o que está sendo lido ou escrito, iluminando o plano de trabalho evitando luz direta ao olhos.

Luminarias-Leitura-articuladas-modelos-blogEurolume

2 – Luz confortável

Se o ambiente é multiuso, como por exemplo, casos em que dormitório e área de estudo ocupam o mesmo espaço, é importante observar as peculiaridades do local, luz em excesso sendo ela geral do ambiente ou provida pela luminária de mesa deve ser evitada.

Luz geral abundante, vinda por detrás dos ombros ou pela lateral do corpo pode gerar sombras no plano de estudo. A luminária de mesa pode ser utilizada para eliminar estas sombras, tornando a luz no plano de trabalho homogênea.

A Luminária de mesa deve ser posicionada no lado oposto da mão da escrita, evitando sombras. Se você é canhoto, utilizar do lado direito, se destro, posiciona-la do lado esquerdo.

infografico-sombra-projetada-blogEurolume

3 – Temperatura de cor

A escolha da lâmpada é de extrema importância, dê preferencia a lâmpada menor que a cúpula de forma que a lâmpada não fique aparente. Nos estudos, espera-se que a luz seja estimulante, para isso escolha lâmpada com temperatura de cor neutra ou branca, entre 3.500K e 5.000K – entenda mais sobre temperatura de cor.

Há modelos em que o LED é embutido na peça, sem a necessidade de comprar a lâmpada separadamente, onde a fonte de luz passa quase despercebida, veja alguns modelos:

4 – Harmonia com o espaço.

Na hora de escolher sua luminária leve em consideração o tamanho da sua mesa para que a luminária não seja desproporcional a ela. Há diversos modelos disponíveis, variando em tamanhos, formas, cores e materiais. Busque um modelo que atenda o conceito da decoração do seu espaço alinhando a funcionalidade e beleza, de maneira que a luminária tenha um apelo emocional com você.

Uma luminária bem posicionada com a intensidade de luz correta garante que você tenha mais atenção, foco e concentração nos estudos.

Esperamos que com essas dicas você consiga escolher a melhor luminária para o seu espaço de estudo tornando a iluminação adequada, aumentando o seu tempo de leitura e a sua motivação na hora de estudar.

Larissa Olsen – Lighting Designer

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s